outubro 06, 2008

O Brasil ainda vive o período da retomada?

Olá cinéfilos,


É inegável que o cinema brasileiro vem expandindo os seus horizontes ao longo dos últimos anos, o cinema nacional, depois de um período de repressão a cultura, vem se estabilizando. Hoje temos vários profissionais brasileiros atuando no exterior, Walter Salles é um grande exemplo.

Com o advento do filme digital, novas técnicas estão surgindo e incrementando o cenário do cinema nacional com vários recursos, e jovens de todos os cantos do país estão tendo acesso a câmeras digitais que gravam pequenos vídeos, despertando assim, o interesse por áreas como Áudio Visual, Publicidade e Cinema.

Depois da repressão o Brasil correu atrás do tempo perdido, esse período se chamou “A Retomada”, o momento em que o cinema nacional se reergueria e revelaria ao mundo os seus talentos.

Para muitos entusiastas por cinema como Pedro Butcher, autor do livro “Cinema Brasileiro Hoje”, o Brasil atualmente não vive mais a “Retomada”, o fim desse período se deu com filme “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles, afirmando que “ninguém pode passar a vida toda retomando algo”.

Já outros dizem que o cinema nacional está entrando em um novo momento, ainda inserido na retomado, seria a revolução do cinema nacional, onde as novas técnicas digitais e áudio visuais seriam o cargo chefe.

Não podemos esquecer do paralelo Cinema – TV, pois o maior incentivo para o cinema nacional vem da televisão, de onde surgem novos talentos, tanto dentro das telinhas como por trás delas.

A televisão e o cinema são um fator comum para todos os profissionais na área, pois os dois pontos visam um mesmo foco (o espectador), apenas os veículos são diferentes.

O ponto é que não importa o período que o cinema nacional está vivendo, e sim a respostas que temos tanto do publico nacional como internacional. Hoje o brasileiro vai mais ao cinema, não apenas para ver o blockbuster do momento, e sim para prestigiar o trabalho de nossos profissionais.

O cinema nacional está crescendo cada vez, está criando vida e nosso talento é indiscutível.

Daniel Moura.

1 comentários:

Marcio Melo disse...

Sabe qual é o problema Daniel? Para cada ótimo filme nacional vem junto na cola várias bombas.

Mas concordo contigo que o cinema nacional já é algo que o 'povo' não tem mais 'medo' de ir ver no cinema. Antigamente alguém só precisava saber que era nacional pra não ir.

Hoje eu já vou sem medo, claro que não vou assistir as bombas como "Casa da Mãe Joana" e afins

 

ULTIMOS LEITORES

Custom
Widget BlogBlogs

Seguidores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Já Passaram por aqui Cinéfilos

No ar desde: 07/06/06
Widget UsuárioCompulsivo

Esse Blog Merece um Oscar!

O Selo é dado apenas para os blogs amigos do Cine Cinéfilo! No Copy!

E o Oscar foi para...

Grupo Gouche de Literatura

Marcos do Tempo

Blog do Acauã

3 Little Nerds

Causa e Efeito

Coletivo Socialista Revolucionario

Cultura Maniçoba

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO