outubro 15, 2008

Blog Action Day 2008 - Relação Pobreza e Cinema.

Photobucket


Olá Cinéfilos!
A pobreza é um fator social quer afeta todos os países do mundo. Pensando nisso o Blog Action Day 2008 traz como tema principal A Pobreza, e hoje todos os blogueiros do mundo estão falando a mesma língua, adequando o assunto ao tema de seus respectivos blogs!
O Cinema em minha opinião é a forma de arte mais completa, onde o artista pode passar o seu pensamento ao espectador de forma clara e direta, com o auxilio da imagem e do som.
O Cinema usado como uma forma de protesto é um ótimo meio de mostra suas idéias ao grande publico. A pobreza, por exemplo, é um fator mostrado em muitos filmes, e quase todos os diretores já abordaram o tema uma vez em seus trabalhos.

Vou dar destaque ao cinema nacional.

O trabalho cinematográfico brasileiro vem tomando uma grande proporção, obras como Cidade de Deus e o recente Era uma Vez, mostram a realidade do brasileiro pobre nua e crua, onde cada dia é uma batalha pela sobrevivência.
No filme Vidas Secas do diretor Nélson Pereira dos Santos e baseado em uma obra de Graciliano Ramos, mostra a vida de uma família do Sertão Brasileiro, que luta para conseguir seu sustendo de cada dia. O filme mostra o sacrifício para sobreviver, tendo como tema a luta pela vida diante do flagelo da estiagem, o diretor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua familia.
Filmes tão diversos como Notícias de uma guerra particular (1999), Palace II (2000), Cidade de Deus (2002), O invasor (2003), Ônibus 174 (2003), Cidade dos homens (2003), entre outros, e recentemente Falcão, meninos do tráfico (2006), documentário concebido e dirigido por MV Bill e Celso Athayde, moradores de Cidade de Deus, são alguns exemplos de obras de ficção ou documentário que acentuaram a presença visual de cidadãos pobres, negros, moradores de favelas e bairros de periferia no cinema e na televisão brasileiros. Ao trazer esse universo à atenção pública, esses filmes intensificaram e estimularam o que chamo de disputa pelo controle da visualidade, pela definição de que assuntos e personagens ganharão expressão audiovisual, como e onde, elemento estratégico na definição da ordem, e/ou da desordem, contemporânea.
O Cinema é um forte aliado a luta contra a pobreza, pois qualquer meio que retrate a realidade da vida deve ser bem aceita em qualquer sociedade.

Abraços a Todos
Daniel Moura


Ranking de Bilheterias
Período de 03/10/2008 à 05/10/2008   

BRASIL: brasil.jpg
10º - Mulheres O Sexo Forte
9º - Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito
8º - Missão Babilônia
7º - A Casa da Mãe Joana
6º - Controle Absoluto
5º - Mamma Mia!
4º - Ensaio Sobre a Cegueira
3º - Busca Implacável
2º - Noites de Tormenta
1º - Super-Heróis - A Liga da Injustiça

EUA: EUA.gif
10º - Religulous
9º - An American Carol
8º - Fireproof
7º - Queime Depois de Ler
6º - O Vizinho
5º - Appaloosa
4º - Noites de Tormenta
3º - Uma Noite de Amor e Música
2º - Controle Absoluto
1º - Perdido Pra Cachorro

2 comentários:

Anônimo disse...

Lógico, Dan. tamos nessa. parceria é comigo mess.

mas, tipos, eu não sou muito do cinema, sabe. curto só comédia e aqueles filmes-eu-vi-na-sessão-da-tarde-quando-era-criança.

mas tamos nessa.

Ice - Downloads Filmes CDs disse...

Olá,

Gostei do seu blog! Também curto muito cinema e tenho um blog em que disponibilizo filmes para download legendados e dublados, além de falar de cinema também. Visite meu blog:
http://ice-down.blogspot.com/

Abraço

 

ULTIMOS LEITORES

Custom
Widget BlogBlogs

Seguidores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Já Passaram por aqui Cinéfilos

No ar desde: 07/06/06
Widget UsuárioCompulsivo

Esse Blog Merece um Oscar!

O Selo é dado apenas para os blogs amigos do Cine Cinéfilo! No Copy!

E o Oscar foi para...

Grupo Gouche de Literatura

Marcos do Tempo

Blog do Acauã

3 Little Nerds

Causa e Efeito

Coletivo Socialista Revolucionario

Cultura Maniçoba

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO