julho 30, 2008

A Evolução do Cinema Brasileiro - Parte 1

A história do cinema brasileiro começou a ser escrita no ano de 1930 com o surgimento das primeiras empresas cinematográficas, porém foi em na década de 60 que o cinema no país deu um salto com a produção do filme “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte, filme que fez o cinema nacional ganhar destaque no cenário internacional tornando-se o primeiro filme brasileiro a ganhar o Palma de Ouro no festival de Cinema de Cannes.
As décadas de 70 e 80 representaram uma crise no cinema nacional, a critica sai de cena e dá espaço a produções de consumo fácil e de caráter sexual . A qualidade é deixada de lado e começa uma produção em larga escala. O governo Collor quase fez do cinema uma terra devastada e sofreu enormemente com o desastroso governo, que fez grandes feridas na cinematografia nacional que só se reergueu em meados de 1990.
O cinema nacional atualmente retrata a vida real, mostrando a pobreza, a miséria e os problemas sociais, dentro de uma perspectiva crítica. Estamos produzindo grandes trabalhos e espectadores do mundo todo tiveram a chance de prestigiar produções marcantes que ajudaram a projetar o país, como Cidade de Deus e Central do Brasil. Profissionais brasileiros integram grandes equipes internacionais, estando presentes na Europa e até em Hollywood, Walter Sales é um grande exemplo com o seu Diário de Motocicleta.
Continua...

Photobucket




Ranking de Bilheterias
Período de 25/07/2008 à 27/07/2008

BRASIL: brasil.jpg

10º - Ao Entardecer
9º - Wall-E
8º - Jogo de Amor em Las Vegas
7º - Space Chimps - Micos no Espaço
6º - Era uma Vez...
5º - Arquivo X: Eu Quero Acreditar
4º - Viagem ao Centro da Terra - O Filme
3º - Hancock
2º - Kung Fu Panda
1º - Batman - O Cavaleiro das Trevas

EUA: EUA.gif

10º - O Procurado
9º - Space Chimps - Micos no Espaço
8º - Hellboy 2 - O Exército Dourado
7º - Wall-E
6º - Hancock
5º - Viagem ao Centro da Terra - O Filme
4º - Arquivo X: Eu Quero Acreditar
3º - Mamma Mia!
2º - Quase Irmãos...
1º - Batman - O Cavaleiro das Trevas

1 comentários:

Anônimo disse...

É muito importante iniciativas como a tua, que não se resumam a falar apenas sobre filmes e ampliem o foco sobre o cinema como um todo.

No entanto, existem algumas fragilidades nesta sua análise:

1- O cinema brasileiro não "começou" nos anos 30. Existem registros já no fim do século XIX de imigrantes, sobretudo italianos, que faziam os chamados "posados" e "naturais". Até então, não se utilizava o termo "filme";

2 - Na verdade, foi mais precisamente nos anos 40 e 50 que ocoreu o grande "boom" da industria cinematográfica brasileira, com o surgimento de empresas como a Vera Cruz (fundada em 1949), trazendo o conceito estadunidense de produção de filmes;

3 - Filmes como "Limite" filmado nos anos 30 e dirigido por Mário Peixoto são fundamentais para o entendimento do cinema brasileiro;

4 - Comercialmente, a década de 70 representou a melhor fase do cinema brasileiro, sobretudo até 1977. Em relação à qualidade, é questionável reduzir a produção desta época apenas a "produções de consumo fácil e de caráter sexual". Grandes clássicos da filmografia nacional, como "Zézero", "Marcelo Zona Sul", "Finis Hominis" e "sem essa, aranha", foram filmados nos anos 70.

Espero ter ajudado.

 

ULTIMOS LEITORES

Custom
Widget BlogBlogs

Seguidores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Já Passaram por aqui Cinéfilos

No ar desde: 07/06/06
Widget UsuárioCompulsivo

Esse Blog Merece um Oscar!

O Selo é dado apenas para os blogs amigos do Cine Cinéfilo! No Copy!

E o Oscar foi para...

Grupo Gouche de Literatura

Marcos do Tempo

Blog do Acauã

3 Little Nerds

Causa e Efeito

Coletivo Socialista Revolucionario

Cultura Maniçoba

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO