outubro 28, 2008

28/10 Hoje é o meu Dia de Gente!

Feliz Aniversario Para mim!!!
Dan, Cinéfilo dos Cinéfilos!


Photobucket
(Galera Comendo Pizza no Shopping)

Photobucket

Photobucket

Photobucket
(eu e o meu padrinho mágico)

Photobucket
(Primas)

Photobucket
(Eu Caricato)


Daniel Moura
x.o.x.o

outubro 26, 2008

Dentro ou Fora do Plano.

Olá Cinéfilos, essa é a postagem nº 100, e preparei um texto muito legal para vocês.

Imaginem um filme sem fronteiras, onde seu alcance de visão é infinito e você tem domínio de toda a cena. Esse seria o filme perfeito, seria o auge da interação do espectador, e o sonho de todo diretor.
Infelizmente o cinema é limitado a um plano, a uma determinada largura, pois afinal, o cinema nada mais é que uma janela que nos possibilita ver através dos olhos do diretor, essa janela se chama “Plano da Imagem”, é o espaço limitado da imagem, o tamanho em que o espectador vê o filme.
É bem simples, o Plano de um filme envolve tudo que está na imagem, se o espectador estiver vendo determinado objeto então o mesmo está dentro do plano. Pode parecer bem limitado, mas é ai que a magia do cinema começa, pois ao assistirmos um filme, nossa mente se envolve de tal forma com o desenvolver da historia, que ultrapassamos o Plano, entramos de tal maneira no filme que o mero quadrado que o Plano representa desaparece, deixando apenas a imagem gigantesca em nossa mente.
Entra em trabalho a imaginação que cria todo o cenário fora do Plano. Quantas vezes ao assistirmos um filme, ou a própria televisão, nos esquecemos dos limites da tela, do quadrado do plano, e vemos apenas a imagem? Quantas vezes nos perguntamos como um campo tão pequeno pode se expandir tomando conta de toda a mente? É justamente esse o trabalho do Plano, delimitar a visão, mas dar asas a imaginação.
O Plano de imagem é achatado, ou seja, bidimensional, deixando a imagem plana, e algumas vezes sem profundidade. Recentemente li um livro chamado “A estética do Cinema”, que diz que no inicio do cinema, as pessoas estranhavam a imagem achatada em movimento, pois até então nunca tinham entrado em contado com ela.
É fácil para nossa geração se adaptar com essa imagem achatada, pois crescemos com a televisão, porem os primeiros espectadores não estavam familiarizados com a imagem em movimento, limitada por um Plano.
O Plano em um filme pode ser abordado de vários modos, porem os principais deles são:

Plano Detalhe: Quando a câmera foca em um determinado objeto inanimado por alguns segundos, deixando-o centralizado perfeitamente no quadrado do plano.

Ex: a cena em que Bruce Willis descobre ser um fantasma, em O Sexto Sentido, a câmera foca na aliança deixada cair por sua noiva, a imagem segue a aliança deslizando cuidadosamente pelo chão, até parar de vez.

Plano Seqüência: O filme é rodado sem cortes. A Câmera liga, e não deve haver nenhum erro, como se fosse uma peça de teatro, pois um mínimo erro implica no recomeço das gravações. O Plano permanece o mesmo. Totalmente sem cortes.

Ex:
Festim Diabólico: O filme é totalmente filmado em apenas uma sala, e os cortes feitos no filme são apenas os corte da troca de um rolo para o outro, ou seja, cortes inevitáveis de uma película filmada em um filme de celulose.




Photobucket
Festim Diabólico


Arca Russa: Filme com 2h e 30 minutos de duração, totalmente sem cortes por ser um filme gravado com a tecnologia digital. A filmagem durou apenas 3h e 20 minutos, envolvendo o tempo de maquiagem e o preparo das gravações.





Photobucket
Arca Russa


O Plano é um artifício fundamental e o bom cineasta sabe usar essa arma para o bem do filme.
Espero que esse texto tenham ajudados a todos os cinéfilos sedentos por conhecimento, pois essas informações me engrandeceram muito no assunto.

Abraços a Todos,
Daniel Moura




Ranking de Bilheterias
Período de 17/10/2008 à 19/10/2008  

BRASIL: brasil.jpg
10º - Mamma Mia!
9º - Noites de Tormenta
8º - A Guerra dos Rocha
7º - Ensaio Sobre a Cegueira
6º - Corrida Mortal
5º - Espelhos do Medo
4º - Os Mosconautas no Mundo da Lua - 3D
3º - Super-Heróis - A Liga da Injustiça
2º - As Duas Faces da Lei
1º - Amigos, Amigos, Mulheres à Parte

EUA: EUA.gif
10º - Noites de Tormenta
9º - Sex Drive
8º - Uma Noite de Amor e Música
7º - Quarentena
6º - Rede de Mentiras
5º - Controle Absoluto
4º - W.
3º - The Secret Life of Bees
2º - Perdido Pra Cachorro
1º - Max Payne

outubro 23, 2008

Da TV pro cinema.

Olá Cinéfilos!
Vocês já repararam como nos últimos anos estamos vendo um crescente numero de filmes inspirados em antigos seriados de TV? É o exemplo de As Panteras, A gente 86 e Viajem ao Centro da Terra, mas para falarmos melhor sobre o assunto temos que voltar à época em que a televisão estava atingindo o seu auge.
Com o advento do televisor o espectador deixou de ir ao cinema, os grandes estúdios começaram a perder sua fonte de renda, e as salas de cinema ficavam gradativamente vazias. Os estúdios encontram nos seriados de TV um meio de continuarem na ativa e lucrando com isso.
Nascia o império dos seriados, na maioria das vezes comédias de produção baixa, mas de grande alcance popular. Séries como Batman e Capitão America começaram a trazer grandes lucros aos principais estúdios, e vários diretores passaram a trabalhar com o novo veículo.
Os fãs dos seriados cresceram e passaram a ver seus Heróis na tela grande, foi assim que em 1885 saiu o primeiro filme baseado em uma série de TV, Jornadas nas Estrelas, inspirada em um seriado que durou apenas três temporadas, mas que teve a maior repercussão da historia, tanto que estamos esperando a oitava versão do filme. O Sucesso foi tanto, que vários outros filmes começaram a surgir, tal como, Jenny é um Gênio e O Homem de 6 Milhões de Dólares.
Mas foi em 1989 que um filme baseado em um seriado bateu recordes nas bilheterias. Batman do diretor Tim Burton, tratou a história do Homem Morcego com mais seriedade que no seriado, mostrando o universo sombrio do morcegão.
Daí em diante houve uma avalanche de seriados entrando nas salas de cinema, Miami Vice, 24 Horas, A Familia Addams e etc.
O lance virou um mercado lucrativo tanto para os grandes estúdios quanto para as emissoras de TV, e com o sucesso do mais novo filme SpinOff* Sex and City, há rumores que até mesmo Friends vá parar nos cinemas.
A moda pegou, os fãs agradecem muito, e os diretores estão sorrindo a toa.
Os seriados chegaram para ficar, e com o crescimento dos downloads várias pessoas estão tendo acesso a esse maravilhoso mundo que já tirou os heróis dos quadrinhos do pedestal Cinematográfico.


Photobucket
Agente 86

Photobucket
As Panteras

Photobucket
Batman

Photobucket
Jornadas nas Estrelas


Abraços a Todo,
Daniel Moura.

*SpinOff: Nome dado aos filmes baseados em serieados de tv.

outubro 21, 2008

Blade Runner - O Caçador de Andróides

Photobucket


Críticos de arte em geral torcem o nariz para os filmes de ficção científica por terem uma idéia arbitrária de que o gênero é composto por produções em que a prioridade é dada apenas os efeitos especiais. No entanto, Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982), foge dos parâmetros pré-estabelecidos e traz adjetivos suficientes para agradar até mesmo os que não são fãs do gênero.

A história é ambientada no início do século 21, mais precisamente em Los Angeles. O clima quente e ensolarado é substituído por uma metrópole de formas e cores sinistras, onde uma superpopulação se amontoa em arranha-céus decadentes, corroídos por uma incessante chuva ácida que teima em cair.
É nesse decadente planeta Terra que vive o detetive Deckard, interpretado por Harrison Ford. Ele é convocado por seus superiores a realizar um último trabalho. Exterminar ("aposentar" é o termo técnico) quatro andróides desertores, chamados de Replicantes, que fugiram à cidade após uma rebelião em um sistema estelar. O detalhe é que essa geração de andróides é o mais próximo que os humanos chegaram da perfeição robótica. Além de serem dotados de grande inteligência, agilidade e força física, os replicantes têm um objetivo a ser alcançado: A busca por mais tempo de vida.
A história é baseada na obra de Philip K. Dick, Do Androids Dream of Eletric Sheep?, e foi adaptada pelos roteiristas Hampton Fancher e David Peoples. A direção ficou a cargo de ninguém menos que o inglês Ridley Scott (Gladiador), que anos antes já havia feito o também cult Alien - O 8º Passageiro. Outros dos nomes em destaque do longa-metragem são os do designer Syd Mead (Moebius foi convidado, mas declinou - algo de que hoje se lamenta), o diretor de arte David Snyder e o diretor de fotografia Jordan Cronenweth, no que é o mais relevante trabalho de suas carreiras. Todo o visual futurista-retrô é inspirado nos filmes noir da década de 50, nos quadrinhos de ficção franceses (especialmente a revista Metal Hurlant) e em outro clássico da ficção científica, Metrópolis, de Fritz Lang. Igualmente marcante é a trilha sonora de Vangelis - uma das mais reconhecidas do cinema até hoje.
O elenco de Blade Runner é composto por Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah e Rutger Hauer, em seu melhor papel. É dele um dos melhores momentos do filme, quando profere a célebre frase "todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva". Poético, não?
Além de conquistar o célebre título de cult movie, Blade Runner é considerado até hoje um dos filmes mais influentes da década de 1980, tanto visualmente como pelo próprio roteiro sugestivo. Bom, é que muitas dúvidas sobre o personagem de Ford demoraram muito para serem respondidas claramente. É que em 1993, Ridley Scott lançou uma nova versão do filme, chamada directors cut (versão do diretor), virando de cabeça pra baixo o que se pensava sobre o filme.

Quatro versões e a Edição Especial

Blade Runner é uma das vítimas mais notáveis da indústria do cinema na história. O clima sombrio e pessimista da versão entregue por Ridley Scott foi amenizado pelo estúdio para o lançamento nas telas. Primeiro, os gênios hollywoodianos resolveram que a produção carecia de explicações. Assim, Roland Kibbee, premiado por seu trabalho na série Columbo, foi chamado para escrever toda a simplista narração em off do personagem de Harrison Ford. Esse foi o último trabalho da carreira do roteirista, que morreu dois anos depois.
Além disso, toda e qualquer referência à irônica idéia de que Deckard seria também um replicante foram extirpadas da montagem (os sonhos, o unicórnio de papel). Pra completar, um final feliz, com o Caçador de Andróides e a bela Rachael (Young) fugindo juntos para as montanhas foi inserido. A cena final, criada a partir de sobras de filmagens deixadas na sala de edição por Stanley Kubrick quando dirigiu seu O Iluminado (1980), mostra uma estrada subindo belas montanhas nevadas. Absurdo... parte do apelo do filme é sua visão, quase profética, em mostrar problemas como a superpopulação e a mudança climática - e o tempo todo é martelado no público que fugir para as colônias espaciais é o único meio possível de felicidade (o dirigível está presente em todo o filme, mesmo nas cenas internas, através da luz). A existência de um cenário idílico como aquele do final do filme original vai de encontro a todos os conceitos estabelecidos durante toda a história.
Não dá pra saber se foi por esses motivos ou não (as críticas negativas são frequentemente citadas como um dos fatores que contribuíram para o insucesso), mas Blade Runner foi um fracasso nas bilheterias dos Estados Unidos. Na verdade, é mais provável que a dura concorrência de E.T. (de Steven Spielberg), que estreou duas semanas antes, em 11 de junho de 1982, dominando as bilheterias, seja a responsável. Além disso, O Enigma de Outro Mundo (The Thing, de John Carpenter) também estreou no mesmo dia que Blade Runner, com apelo ao mesmo público, dividindo a arrecadação. Vale destacar também que a versão lançada nos EUA (U.S. theatrical version) e a que ganhou o resto do mundo (International Cut) são diferentes. A primeira tem menos violência.
Foi só com o tempo que as sutilezas do trabalho de Scott foram notadas - e Blade Runner ganhou status de "cult".
Dez anos depois de seu lançamento, o filme chegou aos DVDs com uma "versão do diretor" (Director's Cut, 1992), montada a partir da edição que Scott aprovou originalmente. O disco, porém, não teve a participação direta do cineasta, que a considera um tanto apressada. De qualquer maneira, essa versão e a que chega agora ao DVD, HD-DVD e Blu Ray (Final Cut), são parecidíssimas. A diferença é que a última teve algumas cenas estendidas - há até uma sutil refilmagem, com Zhora (Joanna Cassidy) fugindo do Caçador -, e está remasterizada com qualidade impecável. Efeitos especiais, som, tudo foi "reformado" e o filme, que completou em 2007 25 anos de idade, parece ter sido feito ontem.
A Edição Especial traz em três discos as quatro versões mais conhecidas do filme (há outras para a TV e festivais, de menor importância): As duas de 1982 (Versão para cinema EUA e Versão para cinema internacional), a Versão do diretor (1992) e a Versão final do diretor (2007).
Um dos maiores registros históricos de um dos melhores filmes de ficção já realizados. Pra se divertir comparando e conferir como as visões comercial e artística de um mesmo produto podem ser tão diferentes quanto homens e máquinas.

outubro 17, 2008

Começa a votação do concurso Melhor Blog Paraense!

Categoria Opinião


Olá cinéfilos!
Hoje venho pedir a ajuda de vocês, amados leitores!
Estou participando do concurso “Melhor Blog Paraense”, proporcionado pela comunidade Blogueiros Paraenses, a votação começou hoje e estou entre os cinco finalistas na categoria Opinião.
Conto com a sua ajuda!

Click aqui e vote no Cine Cinéfilo.

Abraços a Todos
Daniel Mura

outubro 15, 2008

Blog Action Day 2008 - Relação Pobreza e Cinema.

Photobucket


Olá Cinéfilos!
A pobreza é um fator social quer afeta todos os países do mundo. Pensando nisso o Blog Action Day 2008 traz como tema principal A Pobreza, e hoje todos os blogueiros do mundo estão falando a mesma língua, adequando o assunto ao tema de seus respectivos blogs!
O Cinema em minha opinião é a forma de arte mais completa, onde o artista pode passar o seu pensamento ao espectador de forma clara e direta, com o auxilio da imagem e do som.
O Cinema usado como uma forma de protesto é um ótimo meio de mostra suas idéias ao grande publico. A pobreza, por exemplo, é um fator mostrado em muitos filmes, e quase todos os diretores já abordaram o tema uma vez em seus trabalhos.

Vou dar destaque ao cinema nacional.

O trabalho cinematográfico brasileiro vem tomando uma grande proporção, obras como Cidade de Deus e o recente Era uma Vez, mostram a realidade do brasileiro pobre nua e crua, onde cada dia é uma batalha pela sobrevivência.
No filme Vidas Secas do diretor Nélson Pereira dos Santos e baseado em uma obra de Graciliano Ramos, mostra a vida de uma família do Sertão Brasileiro, que luta para conseguir seu sustendo de cada dia. O filme mostra o sacrifício para sobreviver, tendo como tema a luta pela vida diante do flagelo da estiagem, o diretor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua familia.
Filmes tão diversos como Notícias de uma guerra particular (1999), Palace II (2000), Cidade de Deus (2002), O invasor (2003), Ônibus 174 (2003), Cidade dos homens (2003), entre outros, e recentemente Falcão, meninos do tráfico (2006), documentário concebido e dirigido por MV Bill e Celso Athayde, moradores de Cidade de Deus, são alguns exemplos de obras de ficção ou documentário que acentuaram a presença visual de cidadãos pobres, negros, moradores de favelas e bairros de periferia no cinema e na televisão brasileiros. Ao trazer esse universo à atenção pública, esses filmes intensificaram e estimularam o que chamo de disputa pelo controle da visualidade, pela definição de que assuntos e personagens ganharão expressão audiovisual, como e onde, elemento estratégico na definição da ordem, e/ou da desordem, contemporânea.
O Cinema é um forte aliado a luta contra a pobreza, pois qualquer meio que retrate a realidade da vida deve ser bem aceita em qualquer sociedade.

Abraços a Todos
Daniel Moura


Ranking de Bilheterias
Período de 03/10/2008 à 05/10/2008   

BRASIL: brasil.jpg
10º - Mulheres O Sexo Forte
9º - Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito
8º - Missão Babilônia
7º - A Casa da Mãe Joana
6º - Controle Absoluto
5º - Mamma Mia!
4º - Ensaio Sobre a Cegueira
3º - Busca Implacável
2º - Noites de Tormenta
1º - Super-Heróis - A Liga da Injustiça

EUA: EUA.gif
10º - Religulous
9º - An American Carol
8º - Fireproof
7º - Queime Depois de Ler
6º - O Vizinho
5º - Appaloosa
4º - Noites de Tormenta
3º - Uma Noite de Amor e Música
2º - Controle Absoluto
1º - Perdido Pra Cachorro

outubro 14, 2008

Na Natureza Selvagem.

Olá Cinéfilos de plantão, Daniel está aqui com uma dica fantástica!
Não se você s já passaram pela situação de olhar para trás e perceber que a vida que levava não fazia sentido algum, e que todos os seus costumes, amigos e vícios eram totalmente o oposto do que você na verdade é. Na Natureza Selvagem conta a historia de um jovem recém formado, que analisar a sua situação familiar percebeu que não fazia sentido algum compartilhar a sua vida com outras pessoas, resolveu então partir em uma jornada ao redor dos EUA em busca de liberdade, onde seu destino seria o Alasca.
O jovem Chris McCandless, protagonista do filme, decide abandonar sua rotina de bom aluno e ao embarcar a sua jornada decide rebatizar-se como Alexander Supertramp (Superandarilho).
Ao decorrer do seu percurso o jovem encontra vários personagens que mudam a sua vida, e em cada experiência o jovem vai adquirindo maturidade.
Baseado em um livro de Jon Krakauer, o filme conta com a direção de Sean Penn, um ator ousado que não tem medo de arriscar na hora de compor um personagem.
Na Natureza Selvagem é o tipo de filme onde cada personagem é um fator fundamental para o desenvolver da história, e acaba criando um vinculo forte de companheirismo entre o espectador e o protagonista.
Para interpretar toda essa catarse física e psicológica enfrentada pelo protagonista, Penn escalou Emile Hirsch. Mais conhecido pelos papéis de adolescentes que fez recentemente em Alpha Dog, Os Reis de Dogtown e Show de Vizinha, Hirsch amadureceu junto com seu personagem e inicia agora uma nova fase na sua carreira, como adulto. Torçamos para que as cores e a velocidade enfrentadas no Speed Racer dos irmãos Wachovsky não o façam perder o bom caminho que já o levaram tão longe.



Photobucket

Photobucket

Photobucket
 

Abraços a Todos
Daniel Moura




Ranking de Bilheterias
Período de 26/09/2008 à 28/09/2008  

BRASIL: brasil.jpg
10º - Zohan - O Agente Bom de Corte
9º - Nem Por Cima do Meu Cadáver
8º - Caçadores de Dragões
7º - Perigo em Bangkok
6º - Mulheres O Sexo Forte
5º - Missão Babilônia
4º - A Casa da Mãe Joana
3º - Ensaio Sobre a Cegueira
2º - Mamma Mia!
1º - Controle Absoluto

EUA: EUA.gif
10º - The Family That Preys
9º - Miracle at St. Anna
8º - Amigos, Amigos, Mulheres à Parte
7º - As Duas Faces da Lei
6º - Igor
5º - Queime Depois de Ler
4º - Fireproof
3º - O Vizinho
2º - Noites de Tormenta
1º - Controle Absoluto

outubro 13, 2008

TV Digital x Cinema

A chegada da TV Digital no Brasil traz à tona novamente as discussões sobre a sobreposição de meios e queda de público nos cinemas. A qualidade de imagem e som está cada vez mais avançada e acessível às casas, através de home theaters e outros equipamentos. O lançamento de filmes mundiais se dá quase instantaneamente nas grandes cidades do mundo. É possível – através da Internet – captar filmes produzidos em diferentes campos mundiais. O que garante a sobrevivência das sessões de cinema?

Opiniões foram confrontadas no Fórum Audiovisual Mercosul, em Florianópolis, evento que reúne, anualmente, profissionais de cinema do Mercosul e que debate temas relativos à produção e à distribuição de material audiovisual entre países.

Há uma dicotomia entre o produzir em digital e o exibir em digital. Para Chico Faganello, diretor catarinense, os problemas de distribuição e o predomínio das grandes produções tende a continuar. A solução é criar espaço para direcionar o conteúdo para o público-alvo. Para Luís Vainikof, da Artkino Filmes, da Argentina, já há problemas internos na questão de distribuição de filmes em película e, entre os países do Mercosul, a situação é ainda pior. “Com o crescimento das produções em digital, mais baratas, haverá um maior número de filmes sem espaço para distribuição nos cinemas”, afirmou.

O grande temor do produtor é o de que o espectador, que tem acesso a produções, principalmente independentes, prefira “consumir” este material na própria casa. O conforto e os avançados recursos domésticos são alguns atrativos que podem diminuir a freqüência do público nas salas de cinema. Para Vainikof, quanto mais produções, mais problemas. “Já não há investimentos para as produções atuais, com o aumento das produções, aumentam os problemas”, avalia.

A produção em digital vai mudar também o perfil dos profissionais envolvidos. Material mais barato, atrai gente mais jovem para as produções e tende a agilizar toda a produção audiovisual.

Outro tema levantado no debate diz respeito à pirataria. “Quanto mais rápido e barato se distribui um filme, menor é a pirataria”, apresenta Roberto D´Avila, produtor que vê na distribuição um dos grandes problemas do audiovisual.

Outra saída para garantir o público do cinema é, segundo ele, criar salas de projeção multimídia, como cafés-cinema. O marketing investido em um filme torna-se também o grande diferencial. Quando se vende o conceito do filme como um produto, independe da forma com que foi produzido ou exibido, o público vai procurá-lo. Para Roberto, a garantia de manter as salas de cinema pode estar na impressão que se tem ao entrar no espaço. A sensação de ver um filme em tela grande e os efeitos visuais devem manter o cinema por várias gerações.

Ao final da discussão, Luis Vainikof apontou: “Teremos tecnologia de primeiro mundo, em países não preparados, principalmente com falhas inaceitáveis em distribuição”.

outubro 09, 2008

Moviemobz

Photobucket

Olá Cinéfilo de plantão!

Já imaginou um site onde você pode escolher o filme que irá entrar em cartaz nos cinemas de sua cidade, onde você poderá votar no filme que mais gostou ou pedir um determinado filme voltar às salas de exibição?
Estou falando MovieMobz, o mas novo site interativo de cinema, sua finalidade é bem simples, unir todos os cinéfilos do Brasil e juntos fazer uma mobilização para que um determinado filme volte em cartaz na sua cidade.
É bem simples, basta fazer o cadastro, e votar nos filmes que mais gostou, ou nos filmes que vocês está morrendo de vontade de ver, e torcer para que outros cinéfilos de sua cidade votem no mesmo filme. O filme mais votado entra em cartaz na sua cidade.
Show de bolo, era uma iniciativa dessas que precisávamos na web.
Eu achei a idéia genial, por isso compartilhei o site com vocês...

Entre lá e votem...

http://www.moviemobz.com/

Cinéfilos de Plantão Mobilizem-se!

Daniel Moura!



Ranking de Bilheterias
Período de 03/10/2008 à 05/10/2008

BRASIL: brasil.jpg
10º - Mulheres O Sexo Forte
9º - Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito
8º - Missão Babilônia
7º - A Casa da Mãe Joana
6º - Controle Absoluto
5º - Mamma Mia!
4º - Ensaio Sobre a Cegueira
3º - Busca Implacável
2º - Noites de Tormenta
1º - Super-Heróis - A Liga da Injustiça

EUA: EUA.gif
10º - Religulous
9º - An American Carol
8º - Fireproof
7º - Queime Depois de Ler
6º - O Vizinho
5º - Appaloosa
4º - Noites de Tormenta
3º - Uma Noite de Amor e Música
2º - Controle Absoluto
1º - Perdido Pra Cachorro

outubro 07, 2008

Fim da Linha

Olá Cinéfilos,
Estréia amanhã o criativo Fim da Linha, primeiro longa de Gustavo Steinberg, roteirista de Cronicamente Inviável. O filme não tem uma trama linear e sim um olhar crítico e bastante debochado sobre um punhado de personagens cujos caminhos se entrecruzam em algum momento da história. O tema condutor é a ambição desenfreada e a teoria de que as pessoas perdem qualquer fiapo de racionalidade quando o que está em jogo é ganhar dinheiro. Ou se apropriar do dinheiro alheio, mesmo que nem saibam o que fazer com ele.

Os ótimos tipos desenvolvidos por Steinberg são o grande atrativo da história. Entre eles temos: um documentarista cheio de idealismo, mas que não se importa de ser sustentado pela mulher; uma tribo indígena que quer transformar sua dança da chuva em produto comercial; uma perua dona de boutique que faz as amigas se endividarem em sua loja; um deputado que tem um armário cheio de dinheiro e alega ter sido sorteado na loteria 1.313 vezes, mas não dispensa a oportunidade de ganhar uma aposta; um catador de lixo que cata tudo que encontra pela frente, até seres humanos... e por aí vai.

Todos esses personagens - e mais alguns - ao longo do filme desconstróem a primeira impressão que temos deles, o que acontece tão logo o dinheiro ou possibilidade de ganhá-lo se apresenta. Somente o deputado Ernesto Alves (última aparição do recém-falecido Rubens de Falco), com seu cinismo político, se mantém o mesmo escroque do primeiro ao último fotograma. O que o torna, no final das contas, o personagem mais sincero de todos.

O bem-humorado roteiro tem diálogos deliciosos, com destaque para a cena em que o jornalista vivido por Leonardo Medeiros discute com o pajé sobre a viabilidade de cobrar por um produto que ninguém quer comprar. Também são extremamente divertidas todas as discussões ocorridas dentro da van, assim como o embate entre a mendiga e o catador de lixo. Claro que o filme apresenta algumas situações absurdas, mas até mesmo esses momentos de nonsense têm um sentido dentro da proposta do longa, que se utiliza desse exagero para fazer uma alegoria sobre o quanto a ambição faz as pessoas pirarem.

Fim da Linha é uma produção que chama a atenção pela criatividade, simplicidade e bom humor e que merece ser vista. Mas o espectador tem que correr, já que o longa estréia com circuito limitadíssimo: quatro cópias, sendo três em São Paulo e apenas uma aqui no Rio de Janeiro (o filme entrará em cartaz somente no Estação Gávea).


Photobucket

Photobucket

Photobucket


Esse não vou perder...
Daniel Moura


Ranking de Bilheterias
Período de 26/09/2008 à 28/09/2008  

BRASIL: brasil.jpg
10º - Zohan - O Agente Bom de Corte
9º - Nem Por Cima do Meu Cadáver
8º - Caçadores de Dragões
7º - Perigo em Bangkok
6º - Mulheres O Sexo Forte
5º - Missão Babilônia
4º - A Casa da Mãe Joana
3º - Ensaio Sobre a Cegueira
2º - Mamma Mia!
1º - Controle Absoluto

EUA: EUA.gif
10º - The Family That Preys
9º - Miracle at St. Anna
8º - Amigos, Amigos, Mulheres à Parte
7º - As Duas Faces da Lei
6º - Igor
5º - Queime Depois de Ler
4º - Fireproof
3º - O Vizinho
2º - Noites de Tormenta
1º - Controle Absoluto

outubro 06, 2008

O Brasil ainda vive o período da retomada?

Olá cinéfilos,


É inegável que o cinema brasileiro vem expandindo os seus horizontes ao longo dos últimos anos, o cinema nacional, depois de um período de repressão a cultura, vem se estabilizando. Hoje temos vários profissionais brasileiros atuando no exterior, Walter Salles é um grande exemplo.

Com o advento do filme digital, novas técnicas estão surgindo e incrementando o cenário do cinema nacional com vários recursos, e jovens de todos os cantos do país estão tendo acesso a câmeras digitais que gravam pequenos vídeos, despertando assim, o interesse por áreas como Áudio Visual, Publicidade e Cinema.

Depois da repressão o Brasil correu atrás do tempo perdido, esse período se chamou “A Retomada”, o momento em que o cinema nacional se reergueria e revelaria ao mundo os seus talentos.

Para muitos entusiastas por cinema como Pedro Butcher, autor do livro “Cinema Brasileiro Hoje”, o Brasil atualmente não vive mais a “Retomada”, o fim desse período se deu com filme “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles, afirmando que “ninguém pode passar a vida toda retomando algo”.

Já outros dizem que o cinema nacional está entrando em um novo momento, ainda inserido na retomado, seria a revolução do cinema nacional, onde as novas técnicas digitais e áudio visuais seriam o cargo chefe.

Não podemos esquecer do paralelo Cinema – TV, pois o maior incentivo para o cinema nacional vem da televisão, de onde surgem novos talentos, tanto dentro das telinhas como por trás delas.

A televisão e o cinema são um fator comum para todos os profissionais na área, pois os dois pontos visam um mesmo foco (o espectador), apenas os veículos são diferentes.

O ponto é que não importa o período que o cinema nacional está vivendo, e sim a respostas que temos tanto do publico nacional como internacional. Hoje o brasileiro vai mais ao cinema, não apenas para ver o blockbuster do momento, e sim para prestigiar o trabalho de nossos profissionais.

O cinema nacional está crescendo cada vez, está criando vida e nosso talento é indiscutível.

Daniel Moura.

outubro 05, 2008

Mama Mia!

Photobucket

Olá Cinéfilos!
É incrível como uma má primeira impressão pode acabar com o gosto de uma pessoa em relação a um determinado filme, por exemplo, a primeira vez que vi o filme Closer – Perto demais, eu detestei, quando voltei a assistir dois anos depois eu adorei o modo como o diretor levou o enredo da historia!
O mesmo aconteceu com o musical Mama Mia! o novo musical baseado nas musicas do ABBA, com Meryl Streep no papel principal. Quando assisti ao filme pela primeira vez eu achei a produção asquerosa, cheia de falhas e com diálogos mal elaborados.
Porém na semana passada eu revi o filme ao lado da minha irmã, e saí do cinema com uma visão totalmente diferente do filme, percebi que os cortes mal feitos eram apenas uma troca de rolo feita pelo próprio cinema, e que a mensagem do filme vale muito mais do que a forma como o filme é feito.
Mama Mia! se passa no de 1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

Qual a função de um filme? Seria entreter o espectador? Se essa é a finalidade o filme atingiu o seu objetivo!
Mama Mia! é um musical espetacular, ótimas cenas de dança, e uma história envolvente que desperta emoção no espectador.
Muito riso, emoções e claro muita musica espera por você e nesse filme...



Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket



Abraços a Todos
Daniel Moura!


Ranking de Bilheterias
Período de 26/09/2008 à 28/09/2008  

BRASIL: brasil.jpg
10º - Zohan - O Agente Bom de Corte
9º - Nem Por Cima do Meu Cadáver
8º - Caçadores de Dragões
7º - Perigo em Bangkok
6º - Mulheres O Sexo Forte
5º - Missão Babilônia
4º - A Casa da Mãe Joana
3º - Ensaio Sobre a Cegueira
2º - Mamma Mia!
1º - Controle Absoluto

EUA: EUA.gif
10º - The Family That Preys
9º - Miracle at St. Anna
8º - Amigos, Amigos, Mulheres à Parte
7º - As Duas Faces da Lei
6º - Igor
5º - Queime Depois de Ler
4º - Fireproof
3º - O Vizinho
2º - Noites de Tormenta
1º - Controle Absoluto
 

ULTIMOS LEITORES

Custom
Widget BlogBlogs

Seguidores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Já Passaram por aqui Cinéfilos

No ar desde: 07/06/06
Widget UsuárioCompulsivo

Esse Blog Merece um Oscar!

O Selo é dado apenas para os blogs amigos do Cine Cinéfilo! No Copy!

E o Oscar foi para...

Grupo Gouche de Literatura

Marcos do Tempo

Blog do Acauã

3 Little Nerds

Causa e Efeito

Coletivo Socialista Revolucionario

Cultura Maniçoba

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO